"Pululukwa", em dialecto umbundu do sul de Angola, significa "Descanso". Ora, Pululukwa Resort é nome de um aldeamento turístico situado no perímetro da bonita e hospitaleira cidade do Lubango, em cenário de fundo elevado ao cume do monte pelo monumento a Cristo Rei de braços abertos acolhendo os visitantes * o cartão-postal da capital da província da Huíla.
Combinando, peculiarmente, arquitectura tradicional de origens angolana, madeirense e sul-africana, o Pululukwa Resort surgiu do aproveitamento de uma antiga fazenda agrícola, num verdejante e extenso território de 100 hectares, onde agora despontam 60 bungalows repartidos por três distintos conjuntos habitacionais.
O aldeamento compreende as áreas residenciais: "Kimbo Muholo", representando a etnia Nhaneca Humbi, da Huíla, com 21 bungalows; "Aldeia Madeirense", com 8 casas familiares típicas da Ilha da Madeira (Portugal); "Aldeia Zulu", com 31 habitações, em homenagem ao povo sul-africano e ao ex-presidente Nelson Mandela.
A decoração dos compartimentos acompanha as origens dos três conjuntos, onde não falta a devida climatização artificial. A ausência de mar não constitui preocupação, uma vez que sete límpidos lagos, que se sucedem a outras tantas quedas de água provenientes do leito do rio Ngolo, conformam uma "praia fluvial", onde convivem gansos, patos bravos e avestruzes à sombra de árvores de saborosos frutos silvestres (o Mirangolo é exemplo!), que dão o complementar toque de beleza à área circundante.
O aldeamento é servido pelo luxuoso "Restaurante dos Lagos", com serviço à la carte para 120 pessoas, dispondo também de um Wine Bar e um Pub Snack-Bar, que apresentam "os melhores pratos da cozinha nacional e internacional e marcas de bebidas de primeira categoria". Para leitura, dispõe de uma biblioteca devidamente apetrechada com diferentes títulos.
"É quase uma obra-prima, arquitectada com requinte e bom gosto. Nada foi deixado ao acaso, pois a própria reconfiguração do terreno transformou-o num local aprazível para proporcionar descanso e conforto, fazendo com que o veraneante se delicie tanto com as condições de acomodação, como com a paisagem e o ambiente ao seu redor", diz a Direcção do estabelecimento.
A construção da primeira fase do Pululukwa Resort teve início em 2006, após a qual foi aberto ao público em Setembro de 2011, com uma posterior cerimónia formal de inauguração, a 10 de Agosto de 2012. Entretanto, já vai na sua segunda fase, estando em construção um centro polidesportivo, campo de golfe, quadra de ténis e SPA.
Possui serviços de transporte de e para o aeroporto do Lubango, assim como de acompanhamento para as áreas turísticas vizinhas, que não são poucas: a Fenda da Tundavala, a Estátua de Cristo Rei, a Cascata, a Serra da Leba e a Nossa Senhora do Monte, com a sua dupla função de local de culto religioso e de miradouro.
O Resort está localizado no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, com quatro parques de estacionamento, estando também preparado para servir cerimónias de casamentos, baptismos, aniversários e outras festas.