sexta-feira, 27 de março de 2015

NOVOS MIRADOUROS DE LISBOA

Um projecto da Câmara Municipal de Lisboa e da Leo Burnett está a revelar dezenas de miradouros escondidos e não-oficiais da capital portuguesa. Conhecida pelas suas sete colinas e pelos miradouros que elas escondem, Lisboa tem 16 miradouros registados oficialmente – como o de S.Pedro de Alcântara, miradouro da Graça, Nossa Senhora do Monte ou do Castelo de S.Jorge.


















1.Miradouro de Telheiras
2.Miradouro dos Montes Claros
3.Alameda dos Pinheiros
4.Miradouro do Palacete da Rua das Flores
5.Miradouro das Mónicas
6.Miradouro do Centro de Escritórios das Amoreiras
7.Miradouro da CP
8.Miradouro da Colina de Santana
9.Miradouro do Jardim Botânico da Ajuda
10.Miradouro do Alto de São João
11.Miradouro do Alto do Restelo
12.Miradouro da Ponte ao Longe
13.Miradouro do Urso
14.Miradouro do Alto da Serafina
15.Miradouro da Capela de São Jerónimo
16.Pano de Boca, Bairro Azul
17.Terraço do SAMS
18.Miradouro da Dina
19.Varanda do El Corte Inglés
20.Miradouro do Arco da Rua Augusta

quinta-feira, 26 de março de 2015

Pululukwa Resort


"Pululukwa", em dialecto umbundu do sul de Angola, significa "Descanso". Ora, Pululukwa Resort é nome de um aldeamento turístico situado no perímetro da bonita e hospitaleira cidade do Lubango, em cenário de fundo elevado ao cume do monte pelo monumento a Cristo Rei de braços abertos acolhendo os visitantes * o cartão-postal da capital da província da Huíla.

Combinando, peculiarmente, arquitectura tradicional de origens angolana, madeirense e sul-africana, o Pululukwa Resort surgiu do aproveitamento de uma antiga fazenda agrícola, num verdejante e extenso território de 100 hectares, onde agora despontam 60 bungalows repartidos por três distintos conjuntos habitacionais.

O aldeamento compreende as áreas residenciais: "Kimbo Muholo", representando a etnia Nhaneca Humbi, da Huíla, com 21 bungalows; "Aldeia Madeirense", com 8 casas familiares típicas da Ilha da Madeira (Portugal); "Aldeia Zulu", com 31 habitações, em homenagem ao povo sul-africano e ao ex-presidente Nelson Mandela.

A decoração dos compartimentos acompanha as origens dos três conjuntos, onde não falta a devida climatização artificial. A ausência de mar não constitui preocupação, uma vez que sete límpidos lagos, que se sucedem a outras tantas quedas de água provenientes do leito do rio Ngolo, conformam uma "praia fluvial", onde convivem gansos, patos bravos e avestruzes à sombra de árvores de saborosos frutos silvestres (o Mirangolo é exemplo!), que dão o complementar toque de beleza à área circundante.

O aldeamento é servido pelo luxuoso "Restaurante dos Lagos", com serviço à la carte para 120 pessoas, dispondo também de um Wine Bar e um Pub Snack-Bar, que apresentam "os melhores pratos da cozinha nacional e internacional e marcas de bebidas de primeira categoria". Para leitura, dispõe de uma biblioteca devidamente apetrechada com diferentes títulos.

"É quase uma obra-prima, arquitectada com requinte e bom gosto. Nada foi deixado ao acaso, pois a própria reconfiguração do terreno transformou-o num local aprazível para proporcionar descanso e conforto, fazendo com que o veraneante se delicie tanto com as condições de acomodação, como com a paisagem e o ambiente ao seu redor", diz a Direcção do estabelecimento.

A construção da primeira fase do Pululukwa Resort teve início em 2006, após a qual foi aberto ao público em Setembro de 2011, com uma posterior cerimónia formal de inauguração, a 10 de Agosto de 2012. Entretanto, já vai na sua segunda fase, estando em construção um centro polidesportivo, campo de golfe, quadra de ténis e SPA.

Possui serviços de transporte de e para o aeroporto do Lubango, assim como de acompanhamento para as áreas turísticas vizinhas, que não são poucas: a Fenda da Tundavala, a Estátua de Cristo Rei, a Cascata, a Serra da Leba e a Nossa Senhora do Monte, com a sua dupla função de local de culto religioso e de miradouro.

O Resort está localizado no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, com quatro parques de estacionamento, estando também preparado para servir cerimónias de casamentos, baptismos, aniversários e outras festas.































Lubango