domingo, 7 de novembro de 2010

Mosteiro de Lorvão

O Mosteiro de Lorvão é um mosteiro português, localizado no Concelho de Penacova, no Distrito de Coimbra.
A época da fundação exacta do Mosteiro de Lorvão tem sido colocada no século VI, mas a data mais provável de sua fundação é na sequência da primeira reconquista de Coimbra, em 878. No século X, sua importância era já considerável, e isso manteve-se ao longo de toda a Idade Média. Depois de ter pertencido aos Beneditinos, o mosteiro passou para a Ordem de Cister, por imposição de D. Sancho I e também por envolvimento do Papa Inocêncio III, em 1211.
Da fase românica conservam-se os capitéis nas capelas do claustro. O mosteiro foi um dos principais centros de produção de manuscritos iluminados na Idade Média portuguesa, destacando-se o Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves.
No Século XX, quando já se encontrava num elevado estado de degradação, foi convertido por iniciativa do Professor Bissaya Barreto em Hospital Psiquiátrico. Esta adaptação pode ser estudada através de fontes documentais, bibliográficas e fotográficas existentes no Centro de Documentação Bissaya Barreto em Coimbra, onde existe também um livro de notas do século XVIII.

Freiras

Foram freiras neste mosteiro:
Deixo-vos com um fado e contemplem esta maravilha a dois passos de Coimbra.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário