segunda-feira, 18 de maio de 2015

70º aniversário da libertação de Paris

A libertação de Paris foi realizada de 19 a 25 de Agosto de 1944. 
Este episódio termina quatro anos de ocupação da capital francesa. Por ocasião do 70º aniversário da libertação de Paris, decidi mergulhar neste final de Agosto 1944 para alcançar este objectivo antes e depois determinados locais deste evento que marca Paris para sempre. 
Eu olhei para as fotografias do vintage dos livros velhos, revistas, e no eBay, onde muitos documentos aparecem. Foi uma experiência muito comovente, uma espécie de consciência deste evento histórico. Imagine a coragem desses homens e mulheres de todas as idades, todos ganhos por esta sede infinita de liberdade finalmente na mão. 
Difícil neste projecto ano de 2014 na pele de um jovem parisiense da época. O que eu faria? Impossível dizer como as emoções tinha que estar no seu pico. Fotos na mão e câmara no ombro, então eu visitamos Paris em busca dos lugares fotografados 70 anos antes por fotógrafos anónimos e famosos como Robert Doisneau, Henri Cartier-Bresson, Roger-Viollet e Robert Capa. Aqui estão os meus 50 fotos com algumas citações das palavras da canção "Paris com raiva" (1966) por M.Mathieu. Texto e fotos cores: Julien Knez.
A batalha de Paris: 19 to 24 de Agosto de 1944
Place Saint-Michel. 19 de Agosto de 1944. As primeiras batalhas da revolta começa. Parisienses e parisiense de todas as idades barricadas com os meios à mão. Ao lado da fonte Saint-Michel, jovens 20 anos elevar betume antes da lente de Robert Doisneau ainda desconhecido. Alguns diriam mais tarde que a emoção foi tal que ninguém dormiu.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário