segunda-feira, 30 de maio de 2016
Praia do Sr. da Pedra, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia
Recolha de fotos da Capela do Sr. da Pedra - Praia do Sr. da Pedra, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia.
Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686. Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.
A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguinte.
quinta-feira, 26 de maio de 2016
Fotos assombrosas da noite de São Petersburgo pelo fotógrafo russo Sergey Louks
- Leningrado - antiga denominação da cidade de São Petersburgo.
- São Petersburgo (Russo: Санкт-Петербу́рг, tr. Sankt-Peterburg) é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, noMar Báltico. Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado (Russo: Петроград) e, em 1924, para Leningrado (Russo:Ленинград). Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. É frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703.[3] Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou.[4] Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico.É frequentemente descrita como a metrópole mais ocidentalizada da Rússia, bem como a capital cultural do país.[5] É a cidade mais setentrional do mundo com população acima de 1 milhão de habitantes.[6] Seu centro histórico e monumentos constituem um Patrimônio Mundial pela UNESCO. São Petersburgo também é o lar do Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo.[7] Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outras empresas estão sediados na cidade.
A Praça Imperial e o Palácio de Inverno
Fotógrafo russo Sergey Louks
Assinar:
Postagens (Atom)