domingo, 12 de março de 2017

Imagens raras nunca antes vistas da construção da Ponte 25 de Abril

A ponte sobre o Rio Tejo que inicialmente tinha o nome de Ponte Salazar, e que depois do 25 de Abril teve o seu nome alterado para Ponte 25 de Abril, foi uma das maiores obras de sempre no nosso Portugal. Miguel Pais foi quem lançou a ideia em 1876, mas só quase um século depois é que a mesma viria a ficar finalizada.

Tendo começado a ser construída em 1962 e terminada em 1966, mais precisamente no dia 6 de Agosto de 1966 quando foi inaugurada, foi uma das poucas obras no nosso país desde então que foi projectada e construída, sem que houvessem derrapagens no orçamento. Foi uma obra feita há quase meio século, mas feita com pés e cabeça, note-se por exemplo que só várias décadas após a construção é que foi implementada a circulação de comboios, mas a ponte já estava preparada para isso. Se fosse actualmente mandava-se abaixo e construía-se outra…

No ano em que comemora meio século, e a 3 meses disso acontecer, deixamos aqui uma série de imagens da sua construção, assim como um documentário que explica a história completa desta ponte, uma obra-prima da engenharia no seu tempo.





























Aqui está também um vídeo que explica a sua história completa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário