sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PAINEIS SOBRE A FAUNA ANGOLANA

FAUNA ANGOLANA 

Os paneis com motivos da fauna Angolana, foram em grande parte inspirados em gravuras baseadas em  desenhos de Roberto Ivens, realizados durante a sua grande expedição que fez com Hermenegildo Capelo e que ficou descrita no livro «De Angola à Contra-Costa» de autoria dos próprios.       
 Painel dividido ao meio por janela com uma Cegonha e uma Avestruz como temas centrais
 ( promenor) Hipopotamo
Gnu e do lado direito a cabra capadji a cabra dos pantanos (inspirada em gravura do livro "De Angola á Contra-Costa", de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo
Antilopes, com Impalas do lado esquerdo e o outro painel com o Kudu (Tregelaphus strepsiceros) é uma espécie de antílope cujo habitat vai desde a África do Sul á Etiópia. Um touro Kudu pode chegar a uma altura de 1,5 metros e tem uma coloração que vai de um cinzento avermelhado até quase azul. As suas características de visão aguçada, bom sentido de audição, olfacto apurado e grande velocidade fazem dele um animal difícil de capturar.
 Rinoceronte

Antilopes: caama e gunga ( paineis inspirados em gravuras da obra de Ivens e Capelo «De Angola à Contra-Costa»)
 Javali e Boi do mato

 Elefante
 Zebras na savana
 Leoa com a sua caça
  Kobus ellipsiprymnus - Antilope africano
  PALANCA NEGRA, símbolo de Angola
 Girafa angolana (Nome científico – Giraffa camelopardalis angolensis) – Rara, sem corno nasal. Ameaçada de extinção, vive no sul da linha do Equador, em Angola, Namibia, Botsuana, e Zambia. Pelagem: manchas largas e grandes, sub-quadrangulares com seus contornos bem marcados, algumas com vincos envolta de seus contornos, manchas espaçadas que se estendem às pernas.
Crocodilo a devorar um cão pintura inspirada em gravura, em baixo reproduzida, da obra de Ivens e Capelo «De Angola à Contra-Costa», e do lado direito estão representadas gazelas a pastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário