sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

13 FOTOS MEMORÁVEIS

Gota de leite
Harold Edgerton
1957
Guerrilheiro heróico
Alberto Korda
1960
Estúdio N. 22, Los Angeles
Julius Shulman
1960
Pular para a liberdade
Peter Leibing
1961
Após a Segunda Guerra Mundial, os governos aliados conquistaram Berlim em quatro zonas de ocupação. No entanto, cada parte não era igual, e de 1949 a 1961, cerca de 2,5 milhões de alemães orientais fugiram da seção soviética em busca da liberdade. Para interromper o fluxo, o líder do leste da Alemanha, Walter Ulbricht, tinha levantado uma barreira de arame farpado e de blocos de cimento no início de agosto de 1961.
 Véspera de Natal (Happy Club)
Malick Sidibé
1963
A vida do fotógrafo maliano Malick Sidibé seguiu a trajectória de sua nação. Ele começou a pastorear as cabras de sua família, depois treinou em fazer jóias, pintura e fotografia. Quando o domínio colonial francês terminou em 1960, ele captou as mudanças subtis e profundas que remodelavam sua nação. Apelidado de Olho de Bamako, Sidibé tomou milhares de fotos que se tornaram uma crónica em tempo real do zeitgeist eufórico segurando a capital, um documento de um momento fugaz.

 Birmingham, Alabama
Charles Moore
1963
Às vezes, o espelho mais eficaz é uma fotografia. No verão de 1963, Birmingham estava fervendo como moradores negros e seus aliados no movimento de direitos civis repetidamente se chocaram com uma estrutura de poder branca com a intenção de manter a segregação - e dispostos a fazer o que fosse necessário.
 O Monge Ardente
Malcolm Browne
1963
Em junho de 1963, a maioria dos americanos não conseguiu encontrar o Vietnã em um mapa. Mas não houve nenhum esquecimento que nação do Sudeste Asiático devastada pela guerra depois da Associated Press fotógrafo Malcolm Browne capturou a imagem de Thich Quang Duc se imolando em uma rua Saigon. Browne tinha recebido um heads-up que algo ia acontecer para protestar contra o tratamento dos budistas pelo regime do presidente Ngo Dinh Diem. Uma vez ali, ele observou como dois monges molhavam o velho sentado com gasolina. "Percebi naquele momento exatamente o que estava acontecendo, e comecei a tirar fotos a alguns segundos de distância", escreveu logo depois. Sua foto vencedora do Prêmio Pulitzer do monge aparentemente sereno sentando estilo de lótus como ele é envolto em chamas se tornou a primeira imagem icônica a emergir de um pântano que em breve puxar na América.
 A luta de travesseiro
Harry Benson
1964
Muhammad Ali contra Sonny Liston
Neil Leifer
1965
Isso era o que era para os esportes ilustrado fotógrafo Neil Leifer quando ele atirou talvez a maior foto esportiva do século. "Eu estava obviamente no lugar certo, mas o que importa é que eu não perdi", disse ele mais tarde. Leifer tinha tomado esse ponto do ringue em Lewiston, Maine, em 25 de maio de 1965, como 23 anos de idade, campeão de boxe peso-pesado Muhammad Ali quadrado contra 34 anos Sonny Liston, o homem que ele tinha arrebatado o título do anterior ano. Um minuto e 44 segundos na primeira rodada, o punho direito de Ali conectado com o queixo Liston e Liston foi para baixo.

Saigon Execução
Eddie Adams
1968
O ato foi impressionante em sua casualidade. O fotógrafo da Associated Press, Eddie Adams, estava nas ruas de Saigon em 1 de fevereiro de 1968, dois dias depois que as forças do Exército Popular do Vietnã e do Viet Cong deram início à ofensiva de Tet e invadiram dezenas de cidades vietnamitas do sul. Quando Adams fotografou o tumulto, encontrou o general de brigada Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia nacional, ao lado de Nguyen Van Lem, capitão de uma esquadra terrorista que acabava de matar a família de um dos amigos de Loan.
 Saudação do poder preto
John Dominis
1968
O Terror da Guerra
Nick Ut
1972
Os rostos de danos colaterais e fogo amigável geralmente não são vistos. Este não era o caso com Phan Thi Kim Phuc de 9 anos de idade. Em 8 de junho de 1972, o fotógrafo da Associated Press, Nick Ut, estava fora de Trang Bang, a cerca de 25 quilômetros a noroeste de Saigon, quando a força aérea sul-vietnamita deixou cair uma carga de napalm na aldeia. Como o fotógrafo vietnamita tirou fotos da carnificina, ele viu um grupo de crianças e soldados junto com uma menina nua gritando correndo pela estrada em direção a ele. Ut se perguntou, Por que ela não tem roupa? Ele então percebeu que ela tinha sido atingida pelo napalm.
 Homem tanque
Jeff Widener
1989
Na manhã de 5 de junho de 1989, o fotógrafo Jeff Widener estava empoleirado numa varanda do sexto andar do Hotel Beijing. Foi um dia depois do massacre da Praça Tiananmen, quando as tropas chinesas atacaram manifestantes pró-democracia acampados na praça, ea Associated Press enviou Widener para documentar as conseqüências. Enquanto fotografava vítimas sangrentas, transeuntes em bicicletas e, ocasionalmente, um ônibus queimado, uma coluna de tanques começou a sair da praça. Widener alinhou sua lente assim como um homem carregando sacolas de compras pisou na frente das máquinas de guerra, agitando os braços e se recusando a se mover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário