segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Museu do Louvre

Museu do Louvre (em francêsMusée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como TicianoRembrandtMichelangeloGoya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo 8,8 milhões de visitantes em 2011 e 9,7 milhões de pessoas em 2012.









































Jugoslávia

República Socialista Federativa da Iugoslávia (português brasileiro) ou Jugoslávia (português europeu) (Социјалистичка Федеративна Република Југославија em sérvioSocijalistička Federativna Republika Jugoslavija em croata; e Socialistična Federativna Republika Jugoslavija em esloveno) foi o Estado jugoslavo que existiu do término da Segunda Guerra Mundial (2 de dezembro de 1945) até o fim da Guerra Fria em 1992.
Com a forma de governo de uma república comunista, o país era constituído pela união federal de seis repúblicas: Sérvia, com as regiões autónomas de Kosovo e VoivodinaCroáciaMontenegroEslovéniaBósnia e Herzegovina e Macedónia. Ao longo da Guerra Fria, a República Socialista Federativa da Jugoslávia foi um membro importante do Movimento Não-Alinhado.

De toda a Jugoslávia, só restaram Sérvia e Montenegro, que em 2003 fundaram o Estado da Sérvia e Montenegro. Em 21 de maio de 2006, um plebiscito, no qual 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação. Em 3 de junho de 2006, Montenegro declarou-se independente, e com isso a Jugoslávia foi formalmente extinta. Dois dias após a independência de Montenegro, a Sérvia declarou-se também independente