segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jugoslávia

República Socialista Federativa da Iugoslávia (português brasileiro) ou Jugoslávia (português europeu) (Социјалистичка Федеративна Република Југославија em sérvioSocijalistička Federativna Republika Jugoslavija em croata; e Socialistična Federativna Republika Jugoslavija em esloveno) foi o Estado jugoslavo que existiu do término da Segunda Guerra Mundial (2 de dezembro de 1945) até o fim da Guerra Fria em 1992.
Com a forma de governo de uma república comunista, o país era constituído pela união federal de seis repúblicas: Sérvia, com as regiões autónomas de Kosovo e VoivodinaCroáciaMontenegroEslovéniaBósnia e Herzegovina e Macedónia. Ao longo da Guerra Fria, a República Socialista Federativa da Jugoslávia foi um membro importante do Movimento Não-Alinhado.

De toda a Jugoslávia, só restaram Sérvia e Montenegro, que em 2003 fundaram o Estado da Sérvia e Montenegro. Em 21 de maio de 2006, um plebiscito, no qual 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação. Em 3 de junho de 2006, Montenegro declarou-se independente, e com isso a Jugoslávia foi formalmente extinta. Dois dias após a independência de Montenegro, a Sérvia declarou-se também independente 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário