terça-feira, 4 de maio de 2010

Primavera de Praga

...Então, numa operação militar surpresa, tanques e tropas do Pacto de Varsóvia invadiram Praga em 20 de Agosto de 1968. a “Primavera de Praga” sucumbia perante a força brutal...
5 de Abril de 1968. O povo da Checoslováquia conhecia as propostas reformistas dos intelectuais que incorporavam a Primavera de Praga, nome pelo qual ficou conhecido o movimento gerado em 1968 no seio do Partido Comunista Checo (PCC) que visava implementar profundas transformações políticas, económicas e sociais no país.
Alexander Dubček, que em Janeiro desse ano fora eleito primeiro secretário do Comité Central do PCC, encabeçava o que dizia ser o «socialismo com rosto humano».
A Primavera de Praga durou até 21 de Agosto desse ano, quando as tropas soviéticas e os aliados do Pacto de Varsóvia invadiram o país para pôr fim às reformas.


Em 21 de agosto de 1968 tropas soviéticas invadiam a Tchecoslováquia, acabando tristemente com a chamada "Primavera de Praga". A belíssima cidade de Praga foi ocupada por centenas de tanques. Hoje, é a Geórgia que está ocupada por tanques russos. As situações são bem diversas, é certo, mas há certa preocupação com o que virá a seguir. O ex-presidente tcheco e herói da luta contra o comunismo, Vaclav Havel, medita a respeito.


Manifestantes checos subidos a los tanques soviéticos durante la «primavera de Praga» Imagen de la primavera de Praga, en 1969







Um comentário: