5. Trombas de água
As trombas de água são vórtices que se dão ao longo de um corpo de água. Nenhuma água é sugada, e o broto é feito inteiramente de água emitida pela condensação.
6. Redemoinhos de fogo
Os redemoinhos de fogo são turbilhões de fogo. Eles formam-se quando se associam condições de calor e vento turbulento, intensos
7. Glória-da-manhã
A glória-da-manhã consiste em nuvens raras. Elas são vistas, mais comummente, na cidadezinha de Burketown, na Austrália.
8. Nuvens lenticulares
As nuvens lenticulares teem forma de lente e se formam quando o ar húmido flui sobre uma montanha e se sobrepõe em grandes camadas de nuvens.
9. Penitentes
Penitentes são lâminas altas e finas de neve e gelo endurecido, que se formam a altitudes grandes. Os raios do Sol transformam gelo em vapor de água, sem derreter o gelo. Algumas áreas se transformam em vapor mais rapidamente do que outras, formando depressões na superfície plana.
10. Sobrecélulas
As sobrecélulas são o tipo de tempestade mais raro e perigoso . Elas podem se manter por muito mais tempo que uma tormenta comum.
11. Flores de Gelo
As flores de gelo são formadas quando a seiva no caule das plantas congela e se expande, rachando o tronco. A água, em seguida, passa através das rachas e congela-se quando fica em contato com o ar, formando padrões caprichosos.
12. Arco íris de fogo
Eles são formados pela luz que se reflecte a partir de cristais de gelo, em nuvens altas. Os halos são tão grandes que, muitas vezes, aparecem em paralelo ao horizonte.
13. Parélio
É um fenómeno atmosférico que se dá, porque os cristais de gelo brilham quando o Sol está num ângulo determinado .
14. Nuvens mammatus
As nuvens mammatus são bolsas de nuvens que se formam e pendem por baixo da base da nuvem. Elas se formam quando o ar e as nuvens mantêm níveis distintos de humidade.
15. Nuvens asperatus
As nuvens asperatus só foram classificadas no ano 2009. Sabemos pouco sobre elas.