domingo, 27 de setembro de 2015

O monge em chamas, 1963 - Fotos de Malcolm Browne



Em Junho de 1963, Vietnamita monge budista Mahayana Thích Quang Duc se queimou até a morte em um cruzamento movimentado em Saigon.


Em Junho de 1963, Vietnamita monge budista Mahayana Thích Quang Duc se queimou até a morte em um cruzamento movimentado em Saigon. Ele estava tentando mostrar que para lutar contra todas as formas de opressão em condições de igualdade, o budismo também, necessário para ter seus mártires.
A auto-imolação foi feita em protesto às políticas pró-católicos do regime sul-vietnamitas Diem e leis discriminatórias budistas. Em particular, isto foi uma resposta à proibição da bandeira budista, a apenas 2 dias após Diem havia realizado uma cerimónia muito público que indica cruzes; no início de sua regra já havia consagrado Vietnã para Jesus e da Igreja Católica. O ressentimento crescente de budistas sob Diem foi um dos problemas subjacentes do Vietnã do Sul, e, eventualmente, levou a um golpe de pôr em prática um líder que não iria alienar os budistas, que formavam 70-90% da população do Vietnã.
John F. Kennedy disse em referência a uma fotografia do Duc no fogo, "Nenhuma imagem notícia na história gerou tanta emoção ao redor do mundo como que um". O fotógrafo Malcolm Browne capturou a cena em Saigon para a Associated Press e da imagem em preto e branco austero rapidamente se tornou um visual icónico da década de 1960 turbulento.
Descontentamento budista eclodiu na sequência de uma proibição no início de maio de voar a bandeira budista em Hue Vesak, o aniversário de Buda Gautama. Uma grande multidão de budistas protestou contra a proibição, desafiando o governo voando Bandeiras budistas no Vesak e marchando sobre a emissora do governo. As forças do governo dispararam contra a multidão de manifestantes, matando nove pessoas.

"Nenhuma imagem notícia na história gerou tanta emoção ao redor do mundo como que um". (Versão colorida).
Em 10 de junho de 1963, correspondentes norte-americanos foram informados de que "algo importante" que aconteceria na manhã seguinte na estrada em frente à embaixada do Camboja em Saigon. A maioria dos jornalistas ignorou a mensagem, desde a crise budista tinha naquele ponto se arrasta há mais de um mês e no dia seguinte apenas alguns jornalistas apareceram, incluindo David Halberstam, do The New York Times e Malcolm Browne, o bureau de Saigon chefe para a Associated Press. Duc chegou como parte de uma procissão que tinha começado em um pagode nas proximidades. Cerca de 350 monges e monjas marcharam levando denunciando o governo Diem e sua política para os budistas.
O ato ocorreu no cruzamento de Phan Đình Phùng Boulevard e Le Van Duyệt rua a poucos quarteirões sudoeste do Palácio Presidencial (hoje o Palácio da Reunificação). Duc saiu do carro junto com outros dois monges. Uma colocado uma almofada na estrada enquanto o segundo abriu a mala e tirou uma lata de gasolina de cinco litros. Como os manifestantes formaram um círculo em torno dele, Duc calmamente sentou-se na posição de lótus meditação budista tradicional sobre a almofada. Um colega esvaziou o conteúdo do recipiente da gasolina sobre a cabeça Duc. Duc rodado um colar de contas de oração de madeira e recitou as palavras Nam mô A di Đà Phat ("Homenagem a Amitābha Buddha") antes de acender um fósforo e soltando-o em si mesmo. Chamas consumiram suas vestes e carne, e fumaça negra oleosa emanava de seu corpo queima.Thich Quang Duc está encharcado com gasolina, enquanto calmamente sentado na posição de lótus tradicional budista meditativo.
Thich Quang Duc está encharcado com gasolina, enquanto calmamente sentado na posição de lótus tradicional budista meditativo.

As últimas palavras de Quang Duc antes de sua auto-imolação foram documentados em uma carta que ele havia deixado:

Antes de fechar os olhos e se movendo em direção a visão do Buda, eu respeitosamente alegar ao presidente Ngo Dinh Diem de tomar uma mente de compaixão para com o povo da nação e implementar a igualdade religiosa para manter a força da pátria eternamente. Eu chamo os Veneráveis, reverendos, membros da Sangha e os budistas leigos para organizar em solidariedade a fazer sacrifícios para proteger o budismo.
Chamas consumiram suas vestes e carne, e fumaça negra oleosa emanava de seu corpo queima.

David Halberstam escreveu:
Eu estava a ver que vista de novo, mas já foi o suficiente. As chamas estavam vindo de um ser humano; seu corpo foi lentamente murchando murchamento e para cima, a cabeça escurecimento e carbonização. No ar foi o cheiro de carne humana queimada; os seres humanos queimar com uma rapidez surpreendente. Atrás de mim eu podia ouvir o choro dos vietnamitas que agora estavam se reunindo. Eu estava chocada demais para chorar, muito confuso para tomar notas ou fazer perguntas, muito perplexo para sequer pensar ... Como ele queimou ele nunca moveu um músculo, nunca proferiu um som, a compostura exterior em nítido contraste com as pessoas chorando ao seu redor.
Muitos dos monges e freiras, assim como alguns passantes chocados, prostraram-se diante do monge em chamas.

Os espetadores eram em sua maioria atordoado em silêncio, mas alguns choravam e vários começaram a orar. Muitos dos monges e freiras, assim como alguns passantes chocados, prostraram-se diante do monge em chamas. Em Inglês e vietnamita, um monge repetido em um microfone: "Um sacerdote budista queima-se à morte. Um sacerdote budista torna-se um mártir ".
 
Depois que o fogo diminuiu, um grupo de monges cobriu o cadáver de fumar com mantos amarelos.
Depois de aproximadamente 10 minutos, o corpo de Duc foi totalmente imolado e, eventualmente, caiu para trás em suas costas. Depois que o fogo diminuiu, um grupo de monges cobriu o cadáver de fumar com mantos amarelos, o pegou e tentou se encaixar em um caixão, mas os membros não poderia ser esticado e um dos braços se projetava a partir da caixa de madeira como ele foi levado para o pagode nas proximidades, no centro de Saigon.
Fatos interessantes:

    O corpo de Quang Duc foi re-cremado durante o funeral, mas o coração Duc permaneceu intacto e não queimar. Considerou-se, para sermos santos e colocado em um cálice de vidro na Xa Loi Pagoda. A relíquia coração intacto é considerado como um símbolo de compaixão.

    Apesar do choque do público ocidental, a prática de monges Vietnamita auto-imolação não era sem precedentes. Instâncias de auto-imolações no Vietnã tinha sido gravada por séculos, normalmente realizado para honrar Gautama Buddha.

    As fotografias tiradas por Malcolm Browne da auto-imolação rapidamente se espalhou através das agências de notícias e foram destaque nas primeiras páginas dos jornais em todo o mundo. A auto-imolação foi mais tarde considerado como um ponto de viragem na crise budista e um ponto crítico no colapso do regime de Diem.

    Malcolm Browne ganhou um prémio Pulitzer por sua fotografia da morte do monge.

(Crédito da foto: Malcolm Browne, Associated Press A versão colorida feita por mygrapefruit..)

Um comentário: