sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Véus de mármore estes sim, são escultores A SÉRIO !!!

Pensa no grau de dificuldade de modelar um véu sobre um rosto num material que está entre os mais duros do planeta, o mármore (mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs). Outro problema é que o mármore não tem adição. É uma escultura 100% feita por subtracção. Por isso se diz que para esculpir uma figura, “simplesmente retira-se tudo que não é a figura”  (nota de um leitor - não é assim: a escala de Mohs vai de um a dez; um, é o talco foliáceo, o mineral menos duro, e o dez é o diamante, o mais duro; o 3º é um dos mais brandos...  mas seja como for, o trabalho é de cortar a reparação!)
 
Admirado/a?  Espera até descobrires que não é só esta.  Existem grandes escultores que criaram belíssimos véus de mármore
Pensa na  dificuldade de esculpir sem quebrar
 
Este é um monumento ao pai do príncipe Raimundo, António de Sangro (1.685-1757) O nome italiano do monumento Disinganno é muitas vezes traduzido como “decepção”, mas não no sentido convencional, e em eslavo eclesiástico – “A liberdade do feitiço”.
”A liberdade do feitiço”  de Franschesko Kvirolo  é a mais famosa de suas obras.
Toda feita em uma única peça de mármore e pedra-pomes, Kvirolo foi o único mestre napolitano que aceitou o desafio. Outros grandes escultores recusaram, acreditando que a rede se iria quebrar em pedaços.
Escultores fantásticos dominam há séculos a arte do recorte preciso da pedra.
E que tal esta textura da pele, de Lorenzo Berdini, que retrata o sequestro de Perséfone? Reparem a pressão dos dedos na pele.
 
Tinha só 23 anos de idade quando a fez, em 1621.  Repare no detalhe.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário