Pensa no grau de
dificuldade de modelar um véu sobre um rosto num material que está entre os mais duros do planeta, o
mármore (mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs). Outro problema é que
o mármore não tem adição. É uma escultura 100% feita por subtracção. Por isso
se diz que para esculpir uma figura, “simplesmente retira-se tudo que não é a
figura” (nota de um leitor - não é assim: a escala de Mohs vai de um a
dez; um, é o talco foliáceo, o mineral menos duro, e o dez é o diamante, o mais
duro; o 3º é um dos mais brandos... mas seja como for, o trabalho é de
cortar a reparação!)
Admirado/a? Espera até descobrires que não é só esta. Existem grandes escultores que criaram belíssimos véus de mármore
Pensa na dificuldade de esculpir
sem quebrar
Este é um monumento ao pai do príncipe
Raimundo, António de Sangro (1.685-1757) O nome italiano do monumento Disinganno
é muitas vezes traduzido como “decepção”, mas não no sentido convencional, e em
eslavo eclesiástico – “A liberdade do feitiço”.
”A liberdade do feitiço” de
Franschesko Kvirolo é a mais famosa de suas obras.
Toda feita em uma única peça de mármore
e pedra-pomes, Kvirolo foi o único mestre napolitano que aceitou o desafio.
Outros grandes escultores recusaram, acreditando que a rede se iria quebrar em pedaços.
Escultores fantásticos dominam há
séculos a arte do recorte preciso da pedra.
E que tal esta textura da pele, de
Lorenzo Berdini, que retrata o sequestro de Perséfone? Reparem a pressão dos
dedos na pele.
Tinha só 23 anos de idade quando a fez,
em 1621.
Repare no detalhe.
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